quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

5 filmes pra ver antes de dizer que animação é só pra criança

Desenho animado é equivalente acordar de manhã cedo, ir para o sofá com um cobertor e passar a manhã inteira ali se deixando consumir por aquelas histórias simples de visual atrativo e linguagem acessível que convidam as crianças a não quererem sair de frente da TV. Mas será que é só isso mesmo?
Em se tratando de cinema, não se sabe se animação é um gênero, um estilo, ou sei lá mais o que. O que se sabe é que certo preconceito ainda ronda essa forma de contar histórias, pois sendo ela a maneira mais fácil de conquistar a atenção das crianças, presume-se que toda animação é voltada para esse público e por tal motivo digna de menor credibilidade.
Abaixo veja a lista de cinco filmes feitos em animação que não necessariamente são destinados ao público infantil e que merecem atenção.

1. Túmulo dos Vagalumes (1988) de Isao Takahata
grave-of-the-fireflies-54d45663d8fcbNessa obra assistimos a jornada dos irmãos Setsuko e Seita que moram no Japão no período da Guerra, após ficarem órfãos, tentam sobreviver em casas de parentes recebendo ajuda, tendo sempre apenas um ao outro. “Túmulo dos Vagalumes” é um filme extremamente denso, pesado e carregado emocionalmente. Quem o assistiu pode até esquecer cenas e falas, mas não será capaz de esquecer como se sentiu ao testemunhar essa história lindamente cruel que certamente não foi feita pra crianças.
2. O Menino e o Mundo (2013) de Alê Abreu
menino-mundo-cartaz-annecyAqui, o filme coloca o espectador sob a perspectiva de uma criança que, com saudades do pai, sai de sua aldeia e vai conhecendo o mundo, se encantando e se assustando com as novidades que a vida oferece. “O Menino e o Mundo” é uma experiência majoritariamente sensorial, é minimalista, econômico visualmente, porém abrangente em seus sentidos e significados. Sem dúvida uma experiência madura que poucas crianças teriam paciência de aproveitar.
3. Mary and Max: Uma amizade diferente (2009) de Adam Eliott
mary-and-max-5467ba69929d2Nesse filme australiano, acompanhamos a linda amizade que se desenvolve entre a garotinha solitária e esquisita Mary e o velhinho melancólico Max. Os dois se conhecem e comunicam por correspondência e tem muito a ensinar e aprender um como o outro. O apelo infantil de Mary and Max é baixo primeiramente por sua fotografia escura, as cores variam pouco, casando com a personalidade dos dois protagonistas que conduzem o filme com certa melancolia e até seu humor é carregado de solidão. “Mary and Max” é um lindo filme, que tem muito a dizer sobre amizade, solidão e tempo. Três tópicos complexos quem nem crianças, nem adultos ainda foram capazes de dominar.
4. Perfect Blue (1997) de Satoshi Kon
perfect-blue-movie-poster-1997-1020247694Mima Kirigoe é uma artista que desistiu de seu grupo musical e passa a ser perseguida por um fã que não consegue diferenciar Mima artista de Mima pessoa real, isso acaba trazendo sérios problemas. Bem, pela sinopse já é possível notar que certamente esse não foi um filme pensado para os fãs da Galinha Pintadinha; “Perfect Blue” é uma animação muito complexa que pode deixar os mais desatentos com cara de WTF. É um filme violento, esquisito e hipnotizante.
5. Waking Life (2001) de Richar Linkalater
waking-life-52ca2f6fc47f5Por último, mas não menos importante, trago uma sugestão quase na mesma vibe do quarto filme da nossa lista. Pra começar “Waking Life” foi construído tomando como base depoimentos de pessoas que sofreram efeitos de LSD, a proposta do filme é bastante onírica, descompromissada com qualquer tipo de lógica, sua temática é existencialista e questiona constantemente a linha tênue entre sonhar e viver. O filme é repleto de diálogos (quem está familiarizado com o trabalho do diretor sabe bem o que esperar) que abraçam diversos temas em nome do simples prazer que é pensar e discutir a vida, a existência, a realidade, o sonho.
Outros filmes que merecem atenção: História de amor e fúria, A pequena loja de suicídios, Akira, Ghost in the shell, Festa no Céu, Up! Altas Aventuras, Persepolis ♥

Fonte: http://www.cinemundo.net.br/5-filmes-que-voce-deve-ver-antes-de-dizer-que-animacao-e-so-pra-crianca/

Nenhum comentário: